quem tem trocos para esta moeda de um bilião de dólares?



no passado dia 23 de janeiro, a Câmara de Representantes do Congresso norte-americano aprovou uma lei denominada No Budget, no Pay Act, que suspende até 18 de maio de 2013 o teto de dívida pública de 16,4 biliões de dólares a que os Estados Unidos estão vinculados, teto esse entretanto já ultrapassado pelo Tesouro norte-americano.

independentemente da existência de um teto de dívida nos Estados Unidos, no longo prazo é insustentável a manutenção de um défice orçamental crónico, ano após ano, com os expectáveis ritmos de crescimento económico nos próximos anos. 

ora, em 1996 foi aprovada uma lei que autoriza o Tesouro norte-americano, através da Casa da Moeda, a imprimir moedas de platina sem qualquer restrição e, ainda que a essência da lei esteja apenas relacionada com a cunhagem de moedas comemorativas, nada inviabiliza que a Casa da Moeda possa cunhar uma moeda de platina com o valor facial de um bilião de dólares.

o operativa contabilística seria exatamente igual à que atualmente já existe para as moedas comemorativas, ou seja, a Casa da Moeda cunha a moeda, envia-a para a Reserva Federal, que por sua vez devolve o respetivo valor em dólares ao Tesouro norte-americano. este fica assim com a liquidez necessária para fazer face às suas despesas sem ter que recorrer à emissão de nova dívida. Genial? a ideia tem o endosso de algumas figuras de relevo, de onde se destaca o vencedor do prémio Nobel Paul Krugman, que não só valida a teoria, como também a classifica como inofensiva para a economia.

mas a opção pela cunhagem de uma moeda de platina com valor facial de um bilião de dólares não deverá sair do papel, e ainda bem, quem arranja troco para uma moeda de valor tão elevado?

1 comentário:

  1. Howdy! I just would like to give a huge thumbs up
    for the nice info you have here on this post. I will probably be coming again to
    your weblog for more soon.

    my homepage :: best plastic surgery hospital in japan

    ResponderEliminar