por 14 milhões, VOTEM!


a campanha oficial para as eleições autárquicas começou às 00h00 desta terça-feira e termina às 24h de dia 27.

termina hoje o prazo para que os presidentes das câmaras publicitem os nomes dos membros que vão integrar as mesas das assembleias de voto para as eleições de dia 29.

há cerca de 12.400 mesas de voto por todo o país, cujo funcionamento será assegurado por perto de 57.500 pessoas.

militares, agentes das forças de segurança e bombeiros, trabalhadores marítimos, aeronáuticos, ferroviários e rodoviários e trabalhadores em representação do Estado e organizações podem votar antecipadamente a partir desta quinta-feira para as eleições autárquicas. 

a lei prevê que alguns eleitores possam exercer o voto antecipado entre o décimo e o quinto dias anteriores ao da eleição, ou seja, entre a próxima quinta-feira e terça-feira, dia 24, caso não possam votar no dia das eleições, a 29 de Setembro.

estima-se que estas eleições autárquicas tenham um custo aproximado de 14 milhões de euros.

para estas eleições serão impressos 31,5 milhões de boletins de voto e estarão a trabalhar, segundo contabilização da DGAE, 61 mil pessoas.

estão inscritos 9.502.301 eleitores, entre os quais se contam 12.362 eleitores de outros Estados-membros da União Europeia e 15.151 de outros países, de acordo com dados actualizados a 22 de Agosto pela Direcção-Geral da Administração Eleitoral.

em Portugal existem 308 câmaras municipais e outras tantas assembleias municipais.

com a reforma administrativa levada a cabo pelo actual Governo que implicou a fusão de freguesias (e foi bastante contestada), das anteriores 4259 freguesias, o mapa autárquico regista agora 3091. Esta reforma alterou a estrutura organizativa interna de dois terços dos concelhos do país.

apresentaram-se para estas eleições 12.200 listas de partidos, coligações e independentes, que concorrem às câmaras municipais, às assembleias municipais e às assembleias de freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário