Solução Má e, agora, a Solução Boa



primeira nota: parece que até o PS BOM está satisfeito.

analisando resumidamente: em 2008 o BPN foi nacionalizado com os seus buracos e os seus “activos tóxicos”. para se perceber o que agora este governo decidiu basta lembrar que a única parte do grupo NON que eventualmente tinha activos com valor, a SLN, ficou de fora. agora ao contrário: os “activos tóxicos” ficaram com os accionistas no “bad bank”, o novo banco apenas herda os activos que valem a pena.

por fim, e não menos importante, a sociedade portuguesa vai ser muito diferente agora que muita gente perdeu a asa protectora do BES.


ADENDA: para os mais preocupados com os banhos do PM:
Ministério das Finanças
Decreto-Lei nº 114-A/2014 de 01-08-2014
Altera o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 298/92, de 31 de dezembro, procedendo a alterações ao regime previsto no Título VIII relativo à aplicação de medidas de resolução, e transpondo parcialmente a Diretiva n.º 2014/59/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de maio, que estabelece um enquadramento para a recuperação e a resolução de instituições de crédito e de empresas de investimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário