como reconhecer a nova nota de 10€


amanhã entrará em circulação a nova nota de 10 euros da série “Europa”, vai circular em simultâneo com a nota anterior, pelo que não é necessário trocar as notas.

como reconhecer a nova nota:

1- toque na nota.
deverá sentir um papel firme e ligeiramente sonoro. o toque deverá também revelar pequenas linhas impressas em relevo nas margens esquerda e direita da nota. a tinta também é mais espessa no motivo principal, nas inscrições e nos algarismos de grande dimensão, representativos do valor da nota.

2- observe a nota contra a luz. 
se a nota for verdadeira, um retrato de Europa, os algarismos representativos do valor da nota e uma janela tornar-se-ão visíveis. quando colocada sobre uma superfície escura, as áreas claras tornam-se mais escuras. contra a luz, o filete de segurança apresenta-se como uma linha escura.

3- por último, incline a nota. 
o número deverá apresentar um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente. dependendo do ângulo de observação, o número também muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro. ao inclinar a nota também deverá ver, na banda prateada, um retrato de Europa, uma janela e os algarismos representativos do valor da nota.

(para mais informação, consulte o sítio do Banco Central Europeu sobre as notas de euro)

Sem comentários:

Enviar um comentário