cuidado com o BITCOIN...


o primeiro ATM português de ‘bitcoins’ foi inaugurado sábado, em Lisboa, prevendo-se que em breve entrem em funcionamento outros dois aparelhos semelhantes no Algarve e um outro no Porto, mas o aviso do Banco de Portugal merece a nossa leitura atenta. aqui ficam as principais razões de preocupação:

-"Sobre a disponibilização ao público de ATM com a possibilidade de troca entre ‘bitcoins’ e euros, o BdP informa que este ATM 
razões:

- "não está integrado no sistema de pagamentos português.

- "as moedas virtuais não são seguras" (as entidades que as emitem e comercializam "não são reguladas nem supervisionadas por qualquer autoridade do sistema financeiro, nacional ou europeia").

- os utilizadores destas moedas virtuais suportarem "todo o risco", uma vez que "não existe garantia" de que sejam aceites nas transações comerciais. 

- "em caso de desvalorização parcial ou total das ‘moedas virtuais’, não existe um fundo que cubra eventuais perdas dos utilizadores"

- "o consumidor pode perder o seu dinheiro na plataforma de negociação e corre o risco de o dinheiro da sua carteira digital poder ser roubado", não existindo qualquer proteção legal que assegure o reembolso.

- "as transações em ‘moeda virtual’ podem ainda ser utilizadas indevidamente em atividades criminosas, incluindo no branqueamento de capitais"

- tanto o Banco Central Europeu como a Autoridade Bancária Europeia lançaram alertas durante os três últimos anos

NOTA: para impedir eventuais ações de branqueamento de capitais, o montante máximo transacionado de cada vez no ATM deverá limitar-se a 400 euros.

(Fonte: Agência Lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário